A Queima do Judas é uma tradição do Bairro Sul e é já um ponto de referência no sábado de Aleluia. Á meia-noite em ponto, atear fogo a um boneco do tamanho real de um homem, feito em palha e com bombas, referenciando com este ato, castigar Judas Iscariotes por ter traído Jesus, por 30 moedas. No nosso Bairro, a leitura de um testamento sempre fez acompanhamento de uma das mais antigas Tradições Poveiras, onde se aproveita esse momento de comunicado à sociedade do Bairro da Lapa, para se poder brincar com figuras típicas e dizer algumas verdades, satirizando de forma cómica. Antes também será feito um desfile pelas ruas do Bairro com Judas deitado numa "carrela". Venham dia 7 de Abril, pelas 23 horas, assistir à Queima de Judas e descobrir quem será castigado deste ano? No passado dia 24 de Março de 2012, realizou-se o auto de posse dos sócios eleitos para os órgãos sociais do Leões da Lapa Futebol Clube.
O até aqui presidente da Assembleia Geral, Josué Rocha, deu início ao auto de posse, começando então pela passagem de testemunho ao novo presidente da Assembleia Geral, o sócio Ivo Maio. A partir deste momento, a cerimónia passou a ser conduzida pelo novo presidente da Assembeia Geral, que conduziu a restante tomada de posse dos diferentes órgãos sociais: Direção, Conselho Fiscal e Secção do Rancho Tricanas da Lapa. Para mais detalhes consultar: Associação. Para além do anterior e atual presidente da Assembleia Geral e 1º Secretário da Assembleia Geral, António Maria Carneiro, o auto de posse dos órgãos sociais, foi também presidido pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. João Costa, pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Luís Diamantino, e pelo representante da Junta de Freguesia, Sr. Tomás Pontes. Estas entidades concelhias quiseram deixar uma mensagem positiva acerca da associação e da vitalidade que os novos órgãos sociais conseguiram mais uma vez fazer eleger, numa associação cinquentenária, com muitas atividades desenvolvidas em prol da comunidade, mesmo em tempos de crise e austeridade. Reforçando também toda a disponibilidade possível para ajudar esta associação sempre que for necessário. O auto de posse terminaria logo de seguida, para um porto de honra, sem antes, o novo Presidente da direção, Pedro Casanova e o novo Presidente da Assembleia Geral, Ivo Maio, discursarem com vários apontamentos otimistas sobre o passado e o futuro do Leões da Lapa Futebol Clube. Amanhã será a tomada de posse da nova direção do Leões da Lapa F.C.
Fiquem a conhecer os membros desta direção para o biénio 2012-2013. No passado dia 15 de Março de 2012, realizou-se a assembleia geral extraordinária, que tinha como principal ponto, a eleição de uma nova direção para o biénio de 2012-2013.
O presidente da assembleia geral, Josué Rocha, deu início à ordem de trabalhos, começando pela leitura, discussão e aprovação da ata anterior, tendo sido esta aprovada pela unanimidade dos associados. De seguida, avançou-se para o ponto mais importante da assembleia, e que trataria da eleição de uma nova direção para o biénio de 2012-2013. Existindo apenas uma lista candidata, o presidente da Assembleia Geral, referiu a aprovação legal da lista, de acordo com os regulamentos da associação e deu início à apresentação de todos os órgãos socias que integravam a candidatura encabeçada pelo associado Pedro Casanova. Finda a apresentação da lista, Josué Rocha deu início à eleição por voto secreto, sendo aprovada por maioria, com apenas um voto nulo. Após apresentação dos resultados, foram dirigidos vários votos de felicitações de um excelente trabalho à nova direção. Destaca-se, o sócio nº1, um dos fundadores dos Leões da Lapa, que apelou à nova direção que nunca deixe perder a mística e grandeza das gentes do bairro sul e do Leões da Lapa F.C.. Salienta-se ainda que o novo presidente agora eleito, Pedro Casanova, fez uma breve apresentação dos objetivos a concretizar neste mandato. Antes do fecho da assembleia, o ainda presidente dos Leões da Lapa, Ivo Maio, propôs, de acordo com os novos regulamentos, a nomeação dos 5 primeiros sócios honorários desta associação, correspondendo aos 5 primeiros presidentes desta associação cinquentenária. São eles: João Fernando Pinheiro, Benjamin de Castro Morim, Isca Manuel da Silva Brito, Álvaro Jorge Rodrigues Baldaia e José Manuel Viana Maio. Mais informações sobre estes mandatos podem consultar na nossa secção: Direções Anteriores. Esta nomeação foi aprovada pela maioria dos sócios presentes, com apenas uma abstenção. Para fechar a assembleia, alguns sócios e dirigentes, propuseram um voto de louvor e aclamação, ao ainda presidente da assembleia geral, o Sr.º Josué Rocha, pelos 30 anos em que serviu esta grande familia como dirigente e que agora irá cessar a sua atividade na associação como membro ativo de uma direção. Este voto foi claramente correspondido, pois são pessoas dedicadas como estas, que enaltecem a grandeza de um clube que este ano faz 50 anos de existência. Concluídos os trabalhos, foi marcada a tomada de posse da nova direção para o dia 24 de Março, pelas 17 horas. Em breve, iremos divulgar a constituição da nova direção. |
Histórico
January 2016
|